Diretor, Roteiro: Pedro Almeida
Elenco: Júlio Bressane, Carlos Canano, Vinícius Dratovsky, Raquel Maia, Camilla Tavares
No média-metragem de suspense do cineasta Pedro Almeida, acompanhamos a curiosa história de uma estátua que decide descer de seu pedestal para finalmente encontrar sua Criadora, a gélida Rainha da Noite. Explorando a noite urbana, a estátua encontra diferentes figuras em seu caminho, muitas delas tão misteriosas que desaparecem como sombras.
Conta com roteiro de Camila Raffanti e direção de Luciana Oliveira, Fabrizia Pinto e Letícia Veiga
ELENCO: Débora Nascimento (Miranda), Emanuelle Araújo (Cléo), Nikolas Antunes (Fernando), Ângelo Rodrigues (Heitor), Débora Duarte (Dona Esther), Tânia Alves (Vitória), Lane Compton (Heitor), Sacha Bali (Rafael), Tóia Ferraz (Helena), Tyler Shamy (Teddy Polhemus), Renata Guida (Zoe Braun), Gabriela Moreyra (Diana), Duda Pimenta (Luisa), Enzo Krieger (Vinícius), Mafê Mossini (Gabriela)
Miranda (Débora Nascimento), uma jovem bonita, hacker e vouyer que tem como hobby observar a vida dos outros. Seu passatempo fica mais interessante quando Cleo (Emanuelle Araújo), prostituta de luxo, se muda para o prédio em frente. As duas até começam uma relação de amizade, mas tudo muda quando a garota de programa pede que Miranda cuide de sua cachorrinha enquanto ela viaja com um cliente. A partir de então, a hacker se envolve em uma trama de luxúria, segredos e assassinatos.
Baseada no romance homônimo de Ilana Casoy e Raphael Montes (que escreveram sob o pseudônimo Andrea Killmore), a série conta com um roteiro adaptado por Casoy e Montes, e é dirigida por José Henrique Fonseca.
ELENCO: Tainá Müller (Verônica Torres (Verô) / Janete Cruz), Camila Morgado (Janete Cruz), Eduardo Moscovis (Cláudio Antunes Brandão), Antônio Grassi (Wilson Carvana), Elisa Volpatto (Anita Berlinger), Sílvio Guindane (Nelson Moralles), Reynaldo Gianecchini (Matias Cordeiro), Klara Castanho (Ângela Cordeiro), Camila Márdila (Gisele Cordeiro, Ester Dias (Glória Volpi), Rodrigo Santoro (Jerônimo Soares), Maitê Proença (Diana), Adriano Garib (Victor Prata), César Mello (Paulo Torres), DJ Amorim (Rafael Torres), Alice Valverde (Lila Torres), Cassio Pandolfi (Júlio Torres), Johnnas Oliva (Lima), José Rubens Chachá (Carlos Alberto), Marina Provenzzano (Janice Cruz), Aline Borges (Tânia Costa de Menezes), Liza Del Dala (Carol), Isabelle Nassar (Olga), Pedro Nercessian (Davi Prata), Rhaisa Batista (Menina), Bella Camero (Laís Camargo), Julia Ianina (Marta Campos), Charles Paraventi (Pai da Marta), Rosa Piscioneri (Regina), Pally Siqueira (Deusdete "Deusa" Camargo da Silva), Renan Duran (Lucca), Maria Luisa Sá (Edimara)), Roberta Santiago (Eneida Lima)), Sacha Bali (Gregório Duarte), Vanja Freitas (Maria), Juliana Lohmann (Paloma)), Raissa Xavier (Jéssica), Araci Breckenfeld (Enfermeira), Rosa Marya Colin (Dona Rosa), Lucélia Pontes (Cícera), Jeferson Rodrigues (Cliente do restaurante), Juliana Didone (Mônica), Elisa Brites (Jornalista), Tatiana Tiburcio (Antônia), Pedro Caetano (Juiz Pedro Rossi), Gabriela Correa (Lucia), Rui Resende (Seu Tomé), Elisa Telles (Julia / Jovem Atiradora), Maria Padilha (Carmem Molina), Julia Lindenberg (Hilda)
Verônica Torres é uma escrivã de polícia que trabalha em uma delegacia de homicídios em São Paulo. Casada e com dois filhos, sua rotina acaba sendo interrompida quando testemunha o chocante suicídio de uma jovem mulher. Na mesma semana, ela recebe uma ligação anônima de uma mulher pedindo ajuda desesperadamente.
Dada como morta, Verônica tenta desvendar os mistérios da seita religiosa que promove abuso e corrupção no governo. Ao entrar na investigação a escrivã se envolve numa teia de dramas familiares envolvendo Matias, sob a fachada de um pastor que abusa sexualmente e psicologicamente de mulheres que buscam cura espiritual. Suas vítimas incluem a filha Ângela e a esposa Gisele.
Na busca pelo terceiro irmão, Verônica empreende uma investigação no orfanato onde Brandão e Matias passaram a infância. Em uma pequena cidade, ela se depara com Jerônimo, um rico criador de cavalos, e sua mãe, Diana, uma mulher bela e enigmática com segredos sombrios sobre o passado local. Contudo, quando a família de Verônica é ameaçada por uma máfia, ela se vê obrigada a agir com rapidez. Sem alternativas, ela arrisca tudo em uma perigosa caçada, na qual sua própria vida pode estar em jogo.
OK.RU / REDE CANAIS / DRIVEGOOGLE
Dirigido por Karim Aïnouz. Roteiro por Wislan Esmeraldo em colaboração com Karim Aïnouz e Maurício Zacharias
Elenco: Iago Xavier como Heraldo, Nataly Rocha como Dayana, Fábio Assunção como Elias
Em 1934, o escritor americano James M. Cain escreveu o romance "The postman always rings twice", que foi adaptada inúmeras vezes para o cinema: em 1943 Visconti filmou "Obsessão", em 1946, "O destino bate à sua porta", que teve a versão mais famosa de 1980, com Jessica Lange e Jack Nicholson, também chamada de "O Destino bate à sua porta". Curiosamente, o filme co-escrito por Karim Ainouz também tem "Destino" no nome, e também fala sobre um estranho que surge no estabelecimento comandado por um casal, e logo, traições, mentiras e desejo de assassinato se fazem presente no triângulo amoroso. Conorrendo no Festival de Cannes 2024, e filme de abertura do Festival de Gramado, o filme traz um jogo erótico embalado em uma narrativa de filme noir com toques de policial, suspense e thriller. Heraldo (Iago Xavier) é um jovem que trabalha para a traficante local de sua cidade. Ele quer ir para SP e abandonar a vida bandida, mas precisa fazer uma última missão. Ao sair com uma mulher para um Motel, ele é roubado por ela e Heraldo, com medo de ser morto pela traficante e seus capangas se esconde no motel. Os donos, Elias (Fabio Assunção) e Dayana (Nataly Rocha) aceitam que Heraldo trabalhe como faz tudo ali dentro. Mas logo o desejo falará mais alto e fará com que Elias tome uma atitude mais violenta. O que o filme tem de mais espetacular, é a fotografia de Hélène Louvart, repleta de neons e filtros e gelatinas anos 80, e a trilha composta por Amin Bouhafa e Benedikt Schiefer. O trio de atores também está ótimo, com destaque para Nataly Rocha, que me lembrou o estilo de Maeve Jenkings, mas tem luz e energia próprias.
Elenco: Carlos Amorim ... Walter, Anderson Cleber ... Zildo, Zuleika Ferreira, Ângelo Fàbio, Malu Galli ... Tereza, Sandro Guerra ... Renildo, Roberta Lúcia ... Cristina, Amara Rita Magalhães ... Dona Dulce, Marcílio Moraes ... Danilo, Nivaldo Nascimento ... Everaldo, Ane Oliva, Aruandhê Pereira ... Junio, Andala Quituche ... Gisa, Natureza Rodrigues ... Luana, Maria José Sales ... Dona Amara, Samuel Santos, Edilson Silva, Erick Silva ... Assaltante, Clebia Sousa ... Joelma, Marília Souto ... Marilia, Tavinho Teixeira, Chris Veras ... Solange
Thriller social escrito e dirigido pelo pernambucano Daniel Bandeira, "Propriedade" me remeteu a 2 filmes recentes, que têm como pano de fundo a forte crítica social e a polaridade entre previlegiados e a classe desfavorecida: "A nova ordem", do mexicano Michel Franco, e o argentino "A jaula". Do primeiro, o embate mortal entre empregados e patrões burgueses, com ambos os lados da moeda apostando na violência e na brutalidade para resolver as suas diferenças. Do argentino, vem a metáfora da "blindagem" e do vidro fosco, que evita que se veja a dura realidade de um mundo cruel, que massacra a classe dos marginalizados, onde o motorista prefere ignorar o que está óbvio à sua frente. Premiado em importantes Festivais, como Festival do rio, Aruanda e concorrendo na Mostra Panorama em Berlim, o filme traz um roteiro polêmico, onde todos são expostos como animais em fúria, evitando o discurso e dando voz ao massacre. Thereza (Malu Galli, excelente) ainda guarda trauma de quando foi assaltada com uma faca no pescoço. Seu marido, Roberto (Tavinho Teixeira), decide blindar o carro e levar Thereza até a fazenda da família que ele herdou. Ele vai até lá para avisar aos funcionários que irá vender a fazenda. temerosos de não ter aonde morar e de terem dívidas com o patrão, um ato de violência gera uma chacina, resultando em Thereza se protegendo no carro blindado. Os empregados da fazenda fazem de tudo para tirá-la de dentro, enquanto Thereza procura se proteger, sem conseguir comunicação externa. O que é irrepreensível, é o trabalho do elenco de apoio: todos estão em perfeita sintonia, cada um com uma personalidade, remetendo ao grupo de "Bacurau". Aliás, o fotógrafo é o mesmo, Pedro Sotero. Zuleika Ferreira, como a líder do grupo, é espetacular. Os efeitos, a montagem, a direção, tudo funciona perfeitamente para tornar "propriedade" uma experiência sensorial, mas trazendo incômodo ao espectador, que certamente sairá da sessão sem uma opinião clara sobre o seu desfecho.
Diretor, Produção: Renato Siqueira
ELENCO: Aline Mineiro (Juliana Martins), Murilo Couto (Cesar), Ricardo Ramory (Davi Martins), Leo Lins (Marcos), Renato Siqueira ... Paulo, Luiz Marigo (Claudio Ferraz), Ruben Espinoza (Matheus Rocha), Priscila Castello Branco (Fernanda), Khadhu Monteiro (Ronaldo), Davi A. Montenegro (Alex), Julio Salvador (Eduardo), Chris Fernandes ... Barbara Castro, Henrique Ferreira ... Roberto, Angelo Matos ... Gabriel Faria, Pamela Oliveira ... Raquel, Thaís Vas ... Sandra Ferraz
Davi Martins, um diretor comercial de uma instituição financeira, e Juliana Martins, uma personal trainer, são um casal tentando se recuperar de uma crise. No trabalho, Davi acaba se envolvendo na investigação de um escândalo fiscal, ficando na mira de pessoas perigosas. Aos poucos, Juliana vai descobrindo que a nova casa talvez não seja um recomeço, e sim o palco de um verdadeiro pesadelo onde segredos podem acabar com a sua vida.
Argumento, Roteirista e Direção: João Ramiro Mello. Música de: Milton Nascimento
Elenco: Rubens de Falco (Narciso, o sósia), Tânia Scher (Marília), Françoise Fourton (Cláudia), Ary Fontoura (Hipólito), Newton Martins (Comissário), Christa Dezi (Secretária), Roberto Fares Simão (João Luis)
O professor universitário Narciso (Rubens de Falco) é casado com Marília (Tânia Scher) e mantém um romance com sua aluna Cláudia (Françoise Fourton). Um dia, surge um sósia que o persegue, desconta cheques em seu nome, e liga para Marília e para Cláudia, Ele contrata o detetive Hipólito (Ary Fontoura) para investigar o caso. Depois de um encontro amoroso com Cláudia, ele vê o sósia na rua, e após uma perseguição, defronta-se com o desafeto, e, afinal, o mistério é solucionado. Ou não?
ELENCO: Ísis Valverde... Sereia Maria de Oliveira, Marcos Palmeira... Agostinho Matoso (Augustão), Camila Morgado... Mara Moreira, João Miguel... Beroaldo (Só Love), Gabriel Braga Nunes... Paulinho de Jesus, Fabíula Nascimento... Mãe Marina de Oxum, Marcos Caruso... Juracy Bandeira (Dr. Jotabê), Marcelo Médici... Artur Tavares da Silva (Tuta), Fábio Lago... Vavá de Zefa, Guilherme Silva... Jorge Luiz Santana (Jorge de Ogum), Margareth Menezes... Marta Pimenta, Zezé Motta... Tia Celeste, Marcélia Cartaxo... Salete da Silva, Frank Menezes... Juarez, AC Costa... Geraldo da Silva, Antônio Fábio... Rúbens Marques, Ivens Góes... Maicon Santos (Dedé)
Baseada no romance O Canto da Sereia – Um Noir Baiano, de Nelson Motta, a minissérie conta, em quatro capítulos, os bastidores da vida de Sereia (Isis Valverde), uma grande estrela da música pop e do axé, assassinada no alto de um trio elétrico, durante sua apresentação em uma terça-feira de carnaval. Dinheiro, fama, inveja, idolatria, suspense, mistério, amor e ódio se enredam na teia de segredos que constituem essa trama contemporânea, ambientada na cidade de Salvador, na Bahia.
4SHARED Senha: mari1998
Direção de José Frazão. Roteiro: Eduardo Garcia, Yoya Wurch, José Frazão, Eduardo Amorim. Assistência de direção: Ricardo Favilla. Assistência de câmera: Breno Silveira, Leonel Vasconcelos. Cenografia: Clóvis Bueno. Música, Direção musical: David Tygel
ELENCO: André Barros (Dan), Silvia Buarque (Bebel), Beth Goulart (Zizi), José de Abreu (Professor Duarte), Paulinho Moska, Enrique Diaz, Duda Monteiro (Dodô), Ana Elisa Figueredo, Clemente Viscaino, Elsa Costa, Kátia Bronstein, Procópio Mariano, Carlos Augusto Strazzer (Professor Olow), Flavia Palmeira (Integrante da turma da escola), Leticia Alves (Integrante da turma da escola), Beatriz Pereira (Integrante da turma da escola), Guilherme Paiva (Integrante da turma da escola), Fernanda Luz (Integrante da turma da escola), Alexandre Akerman (Integrante da turma da escola), Tina Aguas (Integrante da turma da escola), Mariana Mesquita (Integrante da turma da escola), Mauro Viana (Integrante da turma da escola), Marcos Acauan (Integrante da turma da escola), Cristina Bitthencourt (Integrante da turma da escola), Monica Fiuza (Integrante da turma da escola), Gilda Nery (Integrante da turma da escola), Sidney Pereira (Integrante da turma da escola), Fernando Cunha (Integrante da turma da escola), Amauri Guarilha (Integrante da turma da escola), Danielle Daumerie (Bartira), Marieta Severo, Debora Evelyn (Ludmila), Othon Bastos
No Colégio Brasil, no Rio de Janeiro, estuda um grupo de amigos que estão de recuperação no último ano do colegial. Bebel namora Dan e é guitarrista de uma banda que está sem vocalista. Após um ensaio os dois vão namorar no parque numa gruta misteriosa. Lá, encontram o cadáver de uma moça e correm para avisar o diretor, Prof. Duarte. Levam-no até o local e não encontram o corpo. O diretor ameaça expulsar os dois por terem mentido e mesmo os seus amigos não acreditam na história do corpo. Intrigado, Dan resolve investigar e descobre o caso de uma professora de biologia, Patrícia, que sumiu do colégio anos atrás. Numa conversa com o Prof. Olow, Dan também descobre, por acaso, um porta-retrato com a foto da aluna Ludmila, que também havia desaparecido. Eles procuram alguma informação sobre elas no arquivo enquanto distraem Assembléia, funcionário da escola. No rastro de Ludmila chegam até Bartira, nova vocalista da banda de Bebel, sua antiga companheira de quarto. Bartira vive com a filha de Ludmila, que se revela neta do prof. Olow, o pai de Ludmila. O professor Duarte engravidara Ludmila e, não querendo assumir a gravidez já que tinha um caso com Patrícia, acabara por assassiná-la, para evitar um escândalo. Ao ser desmarcado, o prof. Duarte ameaça os dois garotos. Exige que eles parem com a investigação e conta com o descrédito do testemunho de Patrícia que vive num sanatório desde o crime. Ela reaparece e atira em Duarte. Resta o mistério do desaparecimento do corpo. É então que no meio do show da banda de Bebel aparece o cadáver no cenário. Foi Vermelhão o amigo da turma que tinha escondido o corpo para assustar a rapaziada.
OK.RU / REDE CANAIS / TELEFILME
DIREÇÃO: Roberto Farias
ELENCO: Ana Beatriz Nogueira – Fátima, Benjamin Cattan – Seu Gomide, Branca de Camargo – Leiloca, Chica Xavier – Rosa, Christiane Torloni – Kátia de Sá Montese, Cibele Larrama – Maria vendedora de loja, Domingos Oliveira – Indalécio Piolho, Ewerton de Castro – Bacelar, Expedito Barreiras – caseir de Kátia e José Carlos Monteseo, Fabio Junqueira – Raul, Fernando Benévolo – Eduardo, Hileana Menezes – Lurdes, Hugo Carvana – Delegado Adroaldo de Lima, João Camargo – Amaury, João Felipe – Mirinho, filho de Detetive França e Mariana, Lady Francisco – dona do apartamento onde Maryrose morava, Lala Deheinzelin – Helena Munhoz da Rocha, Marcelo Farias – Cláudio, Marcia Cabrita – Adelaide, Maria Gladys – Rita, Marieta Severo – promotora, Mario Roberto – Aristides, filho de Detetive França e Mariana, Miguel Falabella – Donato Menezes, Milton Gonçalves – Dr. Fernando, Nelson Dantas – Pastor, Patrícia Novaes – Maryrose, Patrícia Perrone – Lucinha, Patrícia Pillar – Cinara, Raul Cortez – José Carlos, Reginaldo Faria – França, Ricardo Petraglia – Paulão, Roberto Bontempo – Adilson, Rogério Fabiano – amigo de Amaury, Ruy Resende – Falso Matador, Suely Franco – Júlia, Tássia Camargo – Marilene, Yara Lins – Eulália, Waldemar Berditchevsky – juiz no caso de Donato, Zezé Polessa – Mariana, Cidinha Milan - Maria, Lisandra Souto - Dora, Fernando Amaral - Diretor do presídio onde Donato fica preso, Joel Silva - Policial, Karina Perez - Próxima vítima de Donato após fugir do presídio, Jacira Sampaio - Mãe de santo, Marcus Vinícius - Porteiro do prédio onde vive Kátia e José Carlos Montese, Sérgio Mamberti - Dono da boate onde Maryrose trabalhava, Augusto Olímpio
Ambientada em 1989, no Rio de Janeiro, a minissérie tinha como protagonista um assassino em série, Donato Menezes (Miguel Falabella), obcecado por mulheres vestidas de noiva. Morador do bairro de Copacabana, na Zona Sul da cidade, Donato leva uma vida acima de qualquer suspeita. É um conceituado restaurador de obras de arte e noivo da belíssima psicóloga Cinara (Patrícia Pillar). Os dois só não se relacionam sexualmente, devido à impotência dele. Donato mata suas vítimas seguindo um meticuloso ritual. Seduz as mulheres e as estrangula em pleno ato sexual, sempre que elas estão vestidas de noiva. Só dessa forma ele consegue atingir o orgasmo.
A história começa com Donato e Maryrose (Patrícia Novaes) passeando em uma praia deserta, à noite. O clima romântico prossegue até o momento em que a pedido dele, ela coloca o vestido de noiva e, em meio ao ato de amor, é estrangulada brutalmente. As vítimas de Donato são mulheres das mais diversas classes sociais. Marilene (Tássia Camargo) é uma professora suburbana, Kátia de Sá Montese (Christiane Torloni) é uma socialite de Copacabana e Fátima (Ana Beatriz Nogueira) é filha de um pregador evangélico. Em comum, elas têm vestidos de noiva. O envolvimento de Donato com as vítimas começa a partir de anúncios de vestidos de noivas colocados, por elas, em jornais. Após entrar em contato e chegar até as anunciantes, ele cria um ambiente romântico, adequado ao crime, e as envolve em seu jogo de sedução. A semelhança entre os vários crimes intriga a polícia. Todos só podem vir de uma mesma mente doentia.
O detetive França (Reginaldo Faria), incumbido de desvendar o caso das noivas assassinadas, segue, então, pistas que possam levar a um serial killer. Apesar de seu lado sombrio e obsessivo, Donato vive com sua tia Eulália (Yara Lins), com quem tem uma relação doce e carinhosa. Seu amigo Paulão (Ricardo Petraglia) e sua noiva Cinara – com quem tem relações de camaradagem e afeto – nem sequer imaginam que o rapaz seja um criminoso. Só França suspeita de Donato. O detetive, com o casamento em crise, passa a se relacionar com Leiloca (Branca de Camargo), que vende artesanato no calçadão de Copacabana e lembra uma hippie dos anos 1970. Leiloca é usada como isca para atrair o assassino. A moça anuncia no jornal um vestido de noiva e espera Donato aparecer. A armadilha tem sucesso, e o criminoso é preso e levado a julgamento. Quando o psicopata é confrontado com a lei, seus amigos e familiares defendem sua inocência. Por falta de provas, ele é absolvido. A origem da tara doentia de Donato está ligada a um antigo relacionamento com Helena (Lala Deheinzelin), de quem foi noivo. Às vésperas do casamento, ele descobriu que ela havia se apaixonado por outro. Ele tentou matá-la, enquanto ela experimentava o vestido de noiva, chegando a partir a roupa em pedaços, mas Helena conseguiu fugir. Donato, no entanto, prometeu que, um dia, a mataria. Em liberdade, Donato, enfim, tem uma noite de amor com Cinara e a pede em casamento. Dias antes da união oficial, Helena sabe da notícia pelo jornal e entra em contato com o detetive França, a fim de evitar que Cinara se case com o assassino e se torne assim mais uma vítima. Ela descobre, assim, toda a verdade. Com a ajuda de Helena e da polícia, a noiva leva Donato para uma armadilha: Helena aparece vestida de noiva na noite de núpcias do casal, e Donato, então, revela sua verdadeira personalidade. Ao tentar matá-la, é preso mais uma vez. O assassino é condenado e, após um ano, enviado a um manicômio judiciário por tempo indeterminado. Ao visitar Donato no presídio, Cinara descobre que ele havia fugido. As últimas cenas da minissérie mostram o psicopata com uma caneta circulando um anúncio de jornal e, em seguida, novamente apresentando-se como interessado em comprar um vestido de noiva.
OK.RU / REDE CANAIS / DRIVEGOOGLE
Direção: José Eduardo Belmonte
Elenco: Grazi Massafera (Eva), Reynaldo Gianecchini (Vicente), Luiza Antunes, Juliana Bim
Com argumento e roteiro escrito por Raphael Montes, “Uma família feliz” abraça o thriller de suspense psicológico, e muitos críticos viram referências à filmografia de Michae Haneke e Thomas Vintemberg e sua obra prima “A caça”. Mas ao meu ver, “Boa noite mamãe”, terror austríaco é uma inspiração mais apropriada. Vicente (Reynaldo Gianechini) e Eva (Grazi Massafera) vivem uma família feliz: ricos, bela casa, três filhos. As gêmeas frutos do 1º casamento de Vicente e Lucas o bebê do casal. Ele é advogado, ela cria bonecos reborn. Um dia, uma das meninas aparece com hematomas no corpo, e o bebê também, e as suspeitas recaem sobre Eva. Quem viu “Aos teus olhos” também verá referências, com a associacão doa pais querendo punição ao personagem de Daniel Oliveira acusado por fake news. O filme fala sobre isso, mentiras espalhadas sem Provas. Grazi e Gianechini estão ótimos, ‘mas as meninas são a sensação aqui. Um bom exercício de gênero.
Direção, produção e roteiro: Carlos Hugo Christensen, baseado na peça Leonora de Pedro Bloch
ELENCO: Susana Freyre - Ana Maria, Jardel Filho - Gilberto Condé, Henriette Morineau - Juliana, Arturo de Córdova - Paulo, Heloísa Helena - Laura, Miro Cerni - Alberto, Rodolfo Mayer = Ricardo, Oswaldo Louzada - Calunga, Modesto de Souza - Sr. Teixeira, Sarah Nobre, Anilza Leoni, Aracy Cardoso, Moacyr Deriquém, Adriano Reys, Wilza Carla
Um grande mistério envolve Leonora, e tudo se agrava quando um estranho chega de Buenos Aires à sua procura, dizendo tê-la conhecido. Apaixonado, fica desesperado quando dizem que ela está morta e, persistente, não acredita no que dizem e passa a procurá-la insistentemente. Ao encontrá-la, se depara com um cruel e inesperado enigma.
Dirigido, roteiro e produção: Carlos Hugo Christensen
ELENCO: Bibi Vogel...Marlene, Wagner Montes...Beto, Jayme Barcellos...Delegado Costa, Roberto Faissal...Rui, Fernando Almeida...Ramiro, Osmar de Mattos...Nando, Darcy de Souza...Jandira, Paulo Brandão...Dr. Montello, Sílvio Luiz...Dingo, Tatiana Leal...Moça do telefone, Affonso Braga...Detetive Ângelo, Ricardo Barros...Giba, Marcos André...Serjão, Ricardo Faissal...Paulinho, Denize Izeksoh...Garota da praia, Levi Salgado, Ricardo Faria...Garoto da praia, Sônia de Moraes...Vitória, Domício Costa...Tony
Beto é um jovem carioca desocupado que é sustentado por um amigo homossexual. Ele se junta a três outros amigos e invadem uma mansão isolada, onde Beto sabe que a proprietária, a bela Marlene, está sozinha. Marlene aparentemente se afoga na piscina e o bando foge, mas Beto deixa cair alguns pertences. O Delegado Costa o chama a delegacia para prendê-lo, mas Marlene aparece viva e retira a queixa. Beto acha que ela quer ter um caso com ele e de fato os dois iniciam um romance. Marlene conta que é sustentada por um industrial paulista casado e que ele a colocara como beneficiária de um seguro de vida. Beto se cansa do triângulo amoroso e resolve matar o industrial, com o apoio de Marlene. Mas, a partir daí, as coisas não saem como o casal planeja.
Direção, Roteiro: Angelo Defanti. Música: André Abujamra. Produção: Sara Silveira, Bárbara Defanti. Produção Executiva: Maria Ionescu, Bárbara Defanti
ELENCO: André Abujamra ... Tiago, Ângelo Antônio ... Abel, Arthur Asson ... Jovem Samuel, António Capelo ... Ramos, Samuel de Assis, Renata Jesion ... Helena, Augusto Madeira ... João, Cesar Mello ... André, Paulo Miklos ... Samuel, Otávio Müller ... Daniel, Matheus Nachtergaele ... Lucídio, Marco Ricca ... Pedro
Ao longo dos anos, as reuniões mensais do Clube do Picadinho – confraria que há décadas reúne sete amigos de longa data – passaram de rituais de poder a melancólicas assembleias de fracassos. O fim seria seu único destino digno. Até a chegada de um misterioso cozinheiro que passa a lhes servir magníficos banquetes. Os laços de amizade estão de volta, é a gula como celebração da vida. Mas há um porém: depois de cada jantar, um integrante da confraria amanhece morto. Teria sido envenenado? E, sobretudo, por quê estes homens continuam retornando aos jantares? Baseado na obra de Luis Fernando Verissimo.
OK.RU / MEGA / PIXELDRAIN
Direção, Roteiro, Produção: Gerson Tavares. Montagem: Roberto Pires
ELENCO: Jardel Filho (Luiz), Norma Bengell (Maria Clara), Gilda Grillo (Dréia), Paulo Gracindo (Sogro de Luis), Mário Brasini (Comissário), Hugo Carvana (Atropelado), Angelito Mello (Ferraz), Norberto Ventura (Mecânico), Paulo Blanco (Sérgio), Victor Rossigneux (Roberto), Ney Bezerra (Fernando), Carlos Riva
Luís (Jardel Filho) e Maria Clara (Norma Bengell) têm uma casa de verão em Cabo Frio. Durante uma estadia na casa, os filhos do casal encontram o corpo de um homem que fora atropelado e morto em uma estrada próxima da casa. O casal passa por um crise e Luís conhece Dréia (Gilda Grillo), com quem passa a ter um caso. Maria Clara descobre e eles decidem se separar. Enquanto isso, um policial que investiga a morte do homem sugere que fora Maria Clara a autora do crime.
ELENCO: Cleo ... Clara/Fernanda, Sérgio Guizé ... Dr. Bruno Weber, Andressa Cabral ... Ingrid Weber, Kiko Bertholini ... Afonso Weber, Valentina Safatle ... Lúcia Weber, Lourenço Metri ... Ivo, Martha Meola ... Magda, Luma Orquendo ... Ricardo, Alessandro Azevedo ... Edney, Lisandra Cortez ... mãe de Clara e Fernanda/ dublê de Clara e Fernanda
Elenco: Gabrielle Fleck ... Sophia Tucker, Pedro Caetano ... Joe Benitez, Sofia Cordeiro ... Angela Jones, Diego de Lima ... Jordano Tucker, Bruno Gissoni ... Alex Davis, Felipe Kannenberg ... Anton Miller, Lourdes Kauffmann ... Zilka Brown, Laura Linn ... Anne Miller, Luciano Mallmann ... Edgar Rivera, Paula Lafayette Perera ... Malu Anderson, Vinícius Plein ... Gabriel Anderson, Rafael Sieg ... Gerald Anderson, Valeria Silva ... Repórter Patrícia, Marcos Verza ... Jean-Baptiste Jones, Antônio Zeni ... Miguel Miller
Produção: Eliana Soárez, Andrucha Waddington
ELENCO: Fernanda Montenegro ... Marta Amarantes, Carol Castro ... Tereza, Lima Duarte ... Costa Breves, Joaquim Torres Waddington ... Marinho, Felipe Camargo ... Augusto, Kênia Bárbara ... Ana, Fernando Eiras ... Dr. Lauro, Criolo ... Couraça, Alexandre Varella ... Miro
Suspense psicológico que busca referências em clássicos do terror como "O iluminado"e "Os outros", escrito pela atriz Fernanda Torres e dirigido por Andrucha Waddington. No elenco, Carol Castro, Felipe Camargo, Fernanda Montenegro, Criolo, Fernando Eiras, Lima Duarte, Kenia Batista e Joaquim Waddington se desdobram na clássica história de uma família que se muda para uma fazenda mal assombrada por escravos que desejam vingança por conta de uma tragédia no passado, envolvendo cobiça e ganância de diamantes que brotam no rio que corta a fazenda.
Direção: Uberto Molo
ELENCO: Bianca Byington ... Bárbara, Renato Coutinho ... Lucas, Antônio de Castro, Hileana Menezes ... Cris
Um simples final de semana vira um pesadelo quando duas mulheres, madrasta e enteada, ficam presas em uma ilha deserta.
Neste suspense dirigido por Beto Carminatti e com roteiro de Mário Lopes, cinco personagens ficam reclusos dentro de um palacete e aos poucos vão morrendo. Por quê? De que? Como?ficam reclusos dentro de um palacete e aos poucos vão morrendo. Por quê? De que? Como?
Diretor: Wagner Sampaio
Elenco: Tom Cavalcante (Aloisio), Márcio Seixas, Malu Falangola (Gabriela), Willian Mello (Diogo), Luiza Tiso (Jessica), Washington Lins
Diogo está saindo de casa escondido na madrugada de uma terça-feira quando é surpreendido por um apagão no bairro. A falta de luz na região o deixa preso no elevador. Sem encontrar solução além da espera, Diogo se vê obrigado a distrair-se do tédio nas redes sociais. Algo inesperado acontece quando ele se pega como único espectador dos stories de Jéssica que logo passa a abordá-lo diretamente e demonstrar saber mais de sua vida do que ele poderia imaginar. Jéssica passa a chantagear Diogo, que aprisionado no elevador, assiste Jessica revelar para o mundo a razão de sua fuga na madrugada ao mesmo tempo em que se prepara para consumar a sua mais grave ameaça.
Direção de Allan Fiterman. Inspirado no livro "Berenice Procura", escrito em 2005 por Luiz Alfredo Garcia-Roza
ELENCO: Cláudia Abreu (Berenice), Valentina Sampaio (Isabelle Deluxe), Eduardo Moscovis (Domingos), Caio Manhente (Thiago), Vera Holtz (Greta),Emilio Dantas (Russo),Leonardo Brício (Delegado Jair), Fabrício Assis (Dico), Alessandro Brandão (Paola), Brigitte de Búzios (Brigitte), Ricardo Ferreira (Cardoso), Danubia Firmo (Dora Devine), Gabi Katz (Vanessa Top), Carol Marra (Jessica), Simpson), Fran Burle Marx (Tati Tatuada), Guta Ruiz (Jaqueline), Gabriel Sanches (Lola),Debora Zagha (Ketelin Surpresa),Thalita Zampirolli (Michelly Glamour)
O filme poderia se chamar "Dupla identidade", e quem viu o filme, sabe do que estou falando. Uma família formada por marido, Domingos (Eduardo Moscovis, no papel de um repórter estilo Datena), esposa, Berenice (Claudia Abreu), uma taxista e Thiago (Caio Manhente), um adolescente rebelde de 15 anos, que descobre a sua identidade sexual. Todos os 3 possuem segredos, que irão convergir em algum momento da trama. O filme me remeteu a "O outro lado da rua", de Marcos Bernstein, também ambientada em Copacabana, protagonizado por anônimos que de repente, se vêem envolvidos em trama de assassinatos e muitos suspeitos. Copacabana é o bairro ideal para ambientar todos os personagens tristes e infelizes da trama: Russo (Emilio Dantas), um malandro assaltante, irmão da Travesti Isabella (Valentina Sampaio), e adotados por Brigitte (Brigitte Buzios). Tem também Vera Holtz no papel de uma cafetina, remetendo a um papel que ela interpretou em "Filhas do sol"; Leonardo Bricio interpretando um delegado cheio de ginga e um cliente da taxista que tem vida dupla. O roteiro mistura gêneros de forma coesa, escrito com muita propriedade por Flávia Guimarães: drama, romance, musical, suspense, e uma pitadinha suave de humor. Mas o que prevalece é a melancolia, transcrita em imagens de forma totalmente estilizada pelo fotógrafo Azul Serra. Tamanha opção pelo visual publicitário colidiu com a proposta da narrativa, que pedia um foco nos personagens, e não na forma. Nessa briga de foice entre embalagem e conteúdo, o filme se sobrepõe pelo talento dos atores, e uma bela estréia de Valentina Sampaio, no papel de Isabella.
Diretora: Carla Civelli
ELENCO: Cláudio Corrêa e Castro, Glauce Rocha, Jorge Loredo, Oswaldo Loureiro, Sebastião Vasconcelos
Belinha é uma fanática por histórias policiais. Quando ela ouve uma conversa sobre o assassinato de uma mulher, a jovem acredita ser uma conspiração para um crime, e, com a ajuda do seu noivo, Godofredo, ela resolve investigar a situação.
Dirigido por Júlio Taubkin e Pedro Arantes
ELENCO: Juliano Cazarré como Ademar, Paolla Oliveira como Joana Teixeira, Renata Sorrah como Isadora Meirelles, Paulo Tiefenthaler como Paulo Teixeira, Aderbal Freire Filho como Delegado Valadares, Paula Cohen como Cristina, Phillip Lavra como Medeiros, Bruno Bellarmino como Camargo, Digão Ribeiro como Kléber, Ana Flávia Cavalcanti como Márcia, Adriano Barroso como Marcílio, Juliana Gerais como Igarashi, Brenda Ligia como moradora da ocupação, Chico Santos como morador da ocupação
Dirigido por Anna Muylaert, versão do longa Para Aceitá-la Continue na Linha produzido para a TV Cultura no ano de 2010
ELENCO: Bete Dorgam (Clarinha), Pierre Santos (Vladmir), Cida Almeida (Dalva), Maria Manoella (Cristina), Lourenço Mutarelli, Marat Descartes, Guti Fraga
Clarinha (Bete Dorgam) é uma senhora abastada, que desfruta de uma vida confortável na cidade de São Paulo. A paz e tranquilidade da mulher de classe média alta acaba quando ela atende um telefonema de um suposto sequestrador que teria raptado sua filha. O bandido, que liga a cobrar e a prende na linha pelas 12 horas seguintes, manda ela pegar a estrada e dirigir até o Rio de Janeiro. Entretanto, Clarinha nem suspeita que pode estar sendo vítima do golpe do falso sequestro.
Direção: Thiago Luciano. Roteiro: Herbert Bianchi, Thiago Luciano. Produção: Thiago Luciano. Produtores Associados: Pedro Carvalho, Cleo, Anderson Di Rizzi, Lucy Ramos, Klebber Toledo, Vinicius Vidal
ELENCO: Anderson Di Rizzi ... Miro, Lucy Ramos ... Solange, Pedro Carvalho ... Rui, Cleo ... Marcia, Negra Li ... Joana, Ana Carolina Godoy ... Dira, Wolf Maya ... Assis, Duda Rodrigues ... Rosa, Vagner Antonio ... Açougueiro, Andre Luiz Martins Camargo ... Marido da Dira, Lu Chagas ... Funcionária caixa principal mini mercado, Andre Oliveira de Souza ... Líder ACCR, David do Amaral ... Dono do Lava Rápido, Priscila Duarte ... Fisioterapeuta, Dennis Eduardo ... Líder Titanium, Jolanda Gentilezza ... Senhora, Carol Loback ... Amaka, Domingos Meira ... Jornalista Sensacionalista (voice), Alex Thiago Mognon ... Líder Phantom, Guilherme Nasraui ... Dono do Cachorro, Luís Navarro ... Diogo, Ney Neves ... Seu Toninho, Johnnas Oliva ... Edu (frentista), Carol Rainatto ... Sandra, Imara Reis ... Marluce, Matheus Ribeiro ... Assaltante, Teka Romualdo ... Mirian, Felipe Roseno ... Felipe, Beto Schultz ... Leo, Alex Slama ... Assaltante da Perfumaria, Leticia Sobral ... Jornalista (voice)
Dirigido por Marcos Prado
Elenco: Renato Góes como Téo, Juliana Schalch como Moema, Flávio Bauraqui como Tião, Osvaldo Mil como Augusto, Laila Garin como Lúcia, Paulo Reis como José
Na década de 90, dois irmãos são acusados de assassinarem oito mulheres, um homem e uma criança de forma brutal na região da Serra dos Órgãos. Na cola dos suspeitos, o sargento Téo percebe que o julgamento da imprensa, polícia e sociedade local é fundamentalmente racista, e começa a ter dúvidas sobre a condenação de um deles. Baseado em uma história real, o filme é uma obra de ficção sobre o famoso caso dos "Irmãos Necrófilos".
Roteiro: Marcos Bernstein, Melanie Dimantas. Produção: Marcos Bernstein, Katia Machado. Direção de Fotografia: Toca Seabra
ELENCO: Fernanda Montenegro (Regina Bragança), Raul Cortez (Dr. Camargo), Luiz Carlos Persy (Detetive Alcides), Laura Cardoso (Catarina / Patolina), Caio Ramos (Bruno Bragança, neto de Regina), Miguel Lunardi (Eduardo Bragança, filho de Regina), Márcio Vito (Detetive Walmir), Eliana César (Isabel Camargo, filha), Milene Pizarro (Célia Camargo), Flávio Pardal (Chapeiro na lanchonete), Mauro José (Porteiro do prédio de Regina), Fábio Lago (Porteiro do prédio de Camargo), Déo Garcez (Vendedor), Mariana Gomes, Carla Ribas, Fernando Serra
Dar prêmios para Fernanda Montenegro nada mais é do que fazer justiça a nossa maior atriz. Modelo de mulher, pessoa, caráter, talento. Por mim, ela devia ganhar todos os prêmios. E também na opinião de seus colegas. Por isso, não quer dizer muito os prêmios que Fernanda ganhou por este filme do estreante Marcos Bernstein, co-roteirista de "Central do Brasil" (mas também dos menos notáveis "Xangô de Baker Street" e "Oriundi").
Fernanda é uma maravilha mesmo quando faz um personagem antipático, difícil, contraditório, nada menos do que uma dedo-duro que trabalha para a polícia carioca usando o nome de Branca de Neve. Ainda assim, como o diretor Bernstein, deixa a desejar. É difícil dizer o que está errado.
Talvez o romance entre o casal que nunca fique justificado (um velho viúvo se envolveria com muito mais lógica por uma jovem), talvez a evolução do personagem não esteja bem marcado. Ou simplesmente o diretor não tenha mão para cinema. Não coloca a câmera no lugar certo, não é feliz em retratar Copacabana (que fica com cara daquele documentário do Eduardo Coutinho, "Edifício Master", onde ele não pode mostrar direito o exterior do prédio que retrata).
A história também é discutível, já que a própria tradição do filme policial coloca o cacoete, o delator no último degrau da honra. Então fica difícil aceitar uma mulher como Regina, que para suportar melhor a solidão, até se arrisca freqüentando inferninhos para contar as coisas para a polícia.
Até o dia em que, no maior estilo "Janela Indiscreta", ela observa num prédio em frente, um homem (Raul Cortez) aparentemente matando uma mulher. Denuncia, mas não dá em nada porque ele era um antigo juiz. Mesmo assim, insiste, se aproximando dele e surgindo daí uma espécie de romance. Que já nasce mal-encaminhado, cheio de mentiras e jogos. E que culmina com uma cena de amor com o casal que foi muito promovida, mas é muito discreta, nada a ver com a de Miriam Pires e Jofre Soares em "Chuvas de Verão".
O fato é que o filme não consegue comover. Não é nem mesmo o melhor papel de Fernanda. Mas ela tem um delicioso duelo de divas, em duas pequenas cenas onde contracena com outra grande atriz, Laura Cardoso. É um dos poucos instantes que a gente vê o que o filme poderia ter sido.
ELENCO: Chico Neto, Gabriela Hamati, Marianna Troccoli, Pablo Diego Garcia
Direção: André Borelli
No início de sua vida adulta, Bárbara sofre de crises inexplicáveis. Fazendo o possível para se sustentar, ela recebe um tio misterioso de vez em quando em seu apartamento. Metódico e amigável, o homem afirma cuidar dela. No entanto, sob o mesmo teto, a estranha relação esconde algo claramente. Engolindo em silêncio, a jovem se vê de mãos amarradas enquanto sua vida é conduzida em tormento velado.