Sites Grátis no Comunidades.net
Filmes brasileiros da década de 90
Filmes brasileiros da década de 90

 

 58

 

 

ImagemImagem
ImagemImagem
ImagemImagem

Navalha Na Carne (1997) / Minhateca

Direção: Neville de Almeida

ELENCO
Vera Fischer (Neusa Sueli)
Jorge Perugorria (Vado)
Carlos Loffler (Veludo)
Carlinhos Brown
Isabel Fillardis
Netinho
Maria Lúcia Godoy
Marcelo Saback
Pedro Aguinaga
Guilherme Karam

O sórdido relacionamento entre a prostituta Neusa Suely e seu violento cafetão Vado. Quando este acusa a amante de ter escondido o dinheiro que ganhou trabalhando, ela alega ter sido roubada por seu vizinho, o homossexual Veludo. Segunda versão cinematográfica da peça de Plínio Marcos.

 Resultado de imagem para fé 1999 documentário

Fé (1999)

 Diretor: Ricardo Dias

 Fé é um filme documentário de longa metragem enfocando a religião e a fé no Brasil de hoje. O poder da fé. As grandes festas religiosas, os rituais mais marcantes das diferentes religiões, seitas e cultos, os pastores e os fiéis. Os realizadores partiram de um princípio básico religião não é ópio do povo. A fé tem uma importância decisiva para grande parte da população brasileira, a sua presença é ainda maior do que aparenta. Para conhecer o Brasil e os brasileiros é fundamental livrar-se de e vivenciar profundamente a religião e a fé do nosso povo.

 Resultado de imagem para louco por cinema 1994

Louco Por Cinema (1994)

Em um hospício em Brasília, os loucos se rebelam: querem fazer cinema. Para conseguir câmera e filme, sequestram uma Comissão de Direitos Humanos. A rebelião é liderada por Lula, que enlouqueceu durante uma filmagem e tenta solucionar o enigma de sua loucura através da magia do cinema.

Diretor: André Luiz Oliveira
Elenco: Nuno Leal Maia, Denise Bandeira, Roberto Bonfim, Jairo Mattos, Noemi Marinho, Eduardo Conde, Guará Rodrigues, Bidu Galvão, Dimer Monteiro, Guilherme Reis, Renato Matos, Emerval Crespi.

Resultado de imagem para lua de outubro filme

Lua de Outubro - 1998

Um filme de Henrique de Freitas Lima

Elenco:

  • Pedro Arzábal (Marcos Winter - Brasil): capitão republicano, cansado de guerra. Sonha em criar ovelhas e finalmente criar raízes. Mas seu destino será outro.
  • Niña Leonor (Beatriz Rico - Espanha): linda e enigmática filha de D. Marcial López.
  • Don Marcial López (Alberto de Mendoza - Argentina): caudilho republicano da região. Autoritário e desconfiado, dono de homens e rebanhos. Fortemente afetado pelos problemas da filha.
  • Nicodemo Carrion (Paulo Silva - Brasil): o "Nico", vaqueiro chegado a uma bebida. Alma muito simples, mas também muito leal. Amigo de Pedro.
  • Viviana (Elena Lucena - Argentina): a "bruja", vidente que lê o destino nos olhos das pessoas.
  • João Bispo (Sirmar Antunes - Brasil): tenente dos maragatos (federalistas) derrotados , em retirada para o Uruguai.
  • Juvêncio Pazos (Oscar Simch - Brasil): subdelegado, porém mandado por D. Marcial. Homem truculento e implacável. Para ele, a guerra ainda não acabou.
  • David Greenstreet (Tony Middleton - Argentina): o "inglês", um aristocrata britânico excêntrico. Crítico dos costumes violentos da região.
  • Marcial Chico (Tiago Real - Brasil): Filho de D. Marcial. Torna-se amigo de Pedro.
  • Irmã Remédios (Pilly Calvin - Brasil) • Turco Tufic (José Victor Castiel - Brasil)


• Escrivão Miranda (Antônio Augusto Fagundes - Brasil) • Dona Leonor Lopez (Isabel Ibias - Brasil) • Mestre Sereno (Edison Acri Aguirre - Brasil) • Mercedes (Cristiane Freitas - Brasil) • Olegário (Lóri Nelson - Brasil) • Lourival (Colmar Duarte - Brasil) • Das Graças (Giovana Figueiredo - Brasil) • Gorda Maria (Maria Luiza Benitez - Brasil) • Soldado Serafim (Nestor Monasterio - Brasil) • Horácio (Sérgio R Rojas - Brasil) • Lino (Rodrigo Freire - Brasil) • Doralice (Patsy Cecato - Brasil)

Uma das duas primeiras co-produções do Mercosul (a outra é "O Toque do Oboé"), "Lua de Outubro", de Henrique de Freitas Lima, junta esforços brasileiros e argentinos para contar uma história bem gaúcha, inspirada, aliás, em três contos do escritor uruguaio Mario Arregui.
A ação é transferida para 1924, no pampa gaúcho, perto da fronteira com o Uruguai, quando os "chimangos" (republicanos fiéis ao governo central) tinham acabado de derrotar os "maragatos" (federalistas, que queriam maior autonomia para o Rio Grande).
Três histórias se entrelaçam nesse contexto. A principal é a do capitão republicano Pedro Arzábal (Marcos Winter), que quer esquecer a guerra, estabelecer fazenda, criar família.
Mas os ódios ainda estão à flor da pele na região, e o capitão é chamado a participar da luta mais uma vez, principalmente por amor a uma mulher.
Aí entra a segunda história, do desditado amor entre Arzábal e Leonor (a atriz espanhola Beatriz Rico), filha de um caudilho da região (chimango, por suposto), don Marcial López (o argentino Alberto de Mendoza).
Recém-chegada de um colégio de freiras, a moça logo revela ter um estranho pacto com a Lua, senão com coisa pior.
A terceira linha do enredo, de tonalidade cômica, diz respeito a um camponês bêbado (Paulo Silva) que perde o cavalo e recorre a uma bruxa (Elena Lucena, argentina) para encontrá-lo.
Da junção dessas três tramas vêm a força e a fraqueza de "Lua de Outubro". Por um lado, a alternância entre aventura, drama e comédia torna o filme agradável, impedindo-o de cair na monotonia.
Mas a "emenda" das histórias nem sempre é bem feita, e o espectador tem a impressão de ver vários filmes ao mesmo tempo, o que dificulta seu envolvimento.
Uma curiosidade: o roteiro foi escrito por Alfredo Sirkis, ex-guerrilheiro e hoje líder político dos ecologistas.
No mais, a linguagem narrativa é convencional, mas, quase sempre, competente. Percebe-se ao longo de todo o filme uma preocupação com a clareza, uma legítima aspiração à comunicação imediata com o público.
Resta saber se esse público "popular" ainda existe, ou foi totalmente substituído pela classe média Miami-shopping, que só concebe um entretenimento que tenha perseguições de carros e explosões de prédios.
Há em "Lua de Outubro" uma certa irregularidade de interpretação -talvez em função da heterogeneidade do elenco multinacional-, compensada por um tratamento interessante da cultura local (o trabalho numa fazenda de gado, o lazer nas tabernas, as expressões gauchescas).
Talvez para um gaúcho, ou para um estudioso da cultura regional, essas coisas sejam óbvias, mas para o resto do Brasil é mais uma chance de se aproximar desse outro país, distante e indecifrável, que é o Sul.

Resultado de imagem para o canto e a furia

Ferreira Gullar: O Canto e a Fúria - 1994

Dirigido por: Zelito Viana

Neste documentário, Ferreira Gullar fala de todas as fases de sua obra contando casos engraçados, explicando a opção que fez pela poesia política no início dos anos 60 e ainda lê alguns de seus poemas preferidos.

 

 

Zombio (1999)

Um casal de ecologistas vai passear pelo interior, numa ilha no Rio Uruguai, e encontra uma horda de zumbis sanguinários e famintos, comandados por uma sacerdotisa diabólica. Paralelo a isto, um serial killer vestido de velhinha arrasta para o seu barracão isolado uma "loirinha" da cidade para servir de vítima em suas torturas sádicas.

Elenco: 
Cesar Souza...Euclides
Coffin Souza... Psycho Freak
Denise V..... Tânia, 
Rose de Andrade...Sacerdotiza, 
Cláudia de Sordi... Loira, 
Jorge Timm ... Gaúcho
Direção: Petter Baiestorf

Resultado de imagem para terra do mar documentario

TERRA DO MAR (1997)

  • Direção: Mirella Martinelli & Eduardo Caron

Terra do Mar é um documentário que aborda a relação entre o homem e a natureza, privilegiando a observação poética sobre o povo ilhéu e pescador que hoje habita as baías de Paranaguá, Guaraqueçaba e Laranjeiras, no norte do Paraná, e baía de Cananéia, no litoral sul do estado de São Paulo. Numa abordagem cinematográfica inspirada na beleza e harmonia da região, o filme combina a detida contemplação ensinada pelos tempos lentos daquele povo sem pressa, com muita informação sobre um modo de vida um tanto desconhecido aos habitantes urbanos, coletada em profunda pesquisa e convivência. Esta informação não é transmitida de forma jornalística, mas como resultado de um mergulho de alma na região, que a nós, autores do filme, influenciou a ponto de transformar radicalmente nossas vidas.

Atração Selvagem : Poster 

ATRAÇÃO SELVAGEM (1990) / MINHATECA

Cansada de ser traída pelo marido, Ana (Gisele Fraga) volta para o Rio de Janeiro e deixa Miles (Raul Gazolla) em Nova York. Ao chegar na cidade carioca, ela encontra com sua irmã Judita (Andréa Fetter), uma mulher muito bem resolvida sexualmente. Disposto a reconquistar sua esposa, Miles também volta para o Rio de Janeiro e uma possibilidade de triângulo amoroso entre eles parece surgir, uma vez que Judita já teria tido um histórico com Miles.

Dirigido por Michele Massimo Tarantini

Elenco:

Andreia Fetter

Giselle Fraga

Keith Souz

Luciana Fontenella

Raul Gazolla

Rocco Siffredi

 

acao-entre-amigos-foto

Ação Entre Amigos - 1998

Dirigido por Beto Brant

Lutando contra o regime militar brasileiro, os amigos Miguel, Paulo, Elói e Osvaldo são presos pelas forças de repressão da ditadura em 1971 e torturados durante meses por Correia, responsável pela morte de Lúcia, namorada de Miguel.

Vinte e cinco anos depois, os quatro amigos se reúnem ao tomar conhecimento de que o torturador, ao contrário da versão oficial, está vivo. Decidem então seqüestrá-lo e matá-lo. Todavia, ao ser capturado, Correia faz uma revelação surpreendente que muda toda a história.

Elenco:

  • Leonardo Villar .... Correia
  • Zecarlos Machado .... Miguel
  • Cacá Amaral .... Elói
  • Carlos Meceni .... Paulo
  • Genésio de Barros .... Osvaldo
  • Melina Anthís .... Lúcia
  • Rodrigo Brassaloto .... Miguel jovem
  • Sérgio Cavalcante .... Elói jovem
  • Heberson Hoerbe .... Paulo jovem
  • Douglas Simon .... Osvaldo jovem
  • José Mayer

 

 

banner.jpg

Tereza Batista (1992)

Minissérie é uma adaptação do romance Tereza Batista Cansada de Guerra, de Jorge Amado. Nascida na cidade de Cajazeiras, Tereza Batista (Patrícia França), ainda criança, é vendida por sua tia Felipa (Maria Gladys) para o temido capitão Justo (Herson Capri). Colecionador de meninas, o capitão encontra em Tereza alguém que não se intimida, mesmo sendo maltratada e violentada. 

Por saber ler e escrever, Tereza passa a trabalhar no armazém de Justo, onde conhece e se apaixona por Daniel (Hugo Gross), seu primeiro amor. Após ser flagrado pelo capitão, o casal sente-se ameaçado e acaba por matá-lo. Presa, ela vê Daniel negar a cumplicidade no crime, afirmando que fora seduzido pela jovem. O rapaz torna-se, também, sua primeira decepção amorosa.

Sua libertação da cadeia só acontece em função da intervenção exercida pelo advogado Lulu dos Anjos (Othon Bastos). É através dele também que Tereza conhece o rico coronel Emiliano (Jorge Dória), com quem passa a viver um amor tranqüilo e seguro. Emiliano, no entanto, morre subitamente, e Tereza sai da casa do coronel sem levar nada, tão pobre quanto entrou.  

Sem opções, Tereza Batista procura Veneranda (Zilka Sallaberry), uma cafetina, e passa a se prostituir. Mantendo o caráter e a personalidade firmes, assume a liderança das colegas de profissão na formação de um verdadeiro exército, que se mobiliza para conter os avanços da peste que invade a cidade e para tratar os contaminados. Tereza se mantém forte até mesmo quando o médico Oto Espinheira (Jayme Periard), com quem se relaciona, foge covardemente da cidade.

Dentre todos os amores que tivera, Tereza nunca conseguiu esquecer o pescador Januário Jereba (Humberto Martins), por quem foi defendida das garras de Justo quando ainda trabalhava no armazém. Os dois se reencontram, mas Jereba, casado, não tem coragem de deixar sua mulher. Tereza compreende sua decisão, mas decide sair de Cajazeiras rumo a Salvador, onde se torna cantora de cabaré.

Na capital, Tereza une-se aos protestos de amigas prostitutas contra as medidas tomadas por um delegado local, que exige a desapropriação de suas casas. Em meio a sua luta, Tereza Batista recebe a notícia de que Jereba havia morrido, após o barco em que estava ter colidido com um petroleiro.

Deprimida com a notícia da morte do pescador, Tereza acaba cedendo à insistência de Almério das Neves (Stepan Nercessian), um homem bom e apaixonado por ela. No dia do casamento, no entanto, Jereba reaparece.  Ele conta que havia saído do barco um mês antes e já estava em Lima quando soube do acidente. Assim, os jornais acabaram por divulgar uma lista errada das vítimas.

Vestida de noiva, Tereza Batista parte para uma ilha deserta com seu amado.
Quando toma conhecimento da fuga da noiva, Almério, tomado por um profundo altruísmo, pede que a comemoração seja ainda em prol da felicidade de Tereza, que, enfim, estava vivendo seu verdadeiro amor.

Resultado de imagem para perigo negro oswaldianas

Perigo Negro (1992)

Dirigido por: Rogério Sganzerla

Elenco:

  • Abrahão Farc
  • Ana Maria Magalhães
  • Antonio Abujamra
  • Betina Viany
  • Conceição Senna

A trajetória do jogador Perigo Negro, que, em franca ascensão, tem sua carreira sabotada por um cartola inescrupuloso. Adaptação livre de um roteiro cinematográfico escrito por Oswald de Andrade, Perigo Negro faz parte do projeto Oswaldianas, que também conta com episódios assinados por outros diretores (entre eles Júlio Bressane).

Resultado de imagem para a princesa radar oswaldianas

A Princesa Radar (1992)

Diretor: Roberto Moreira 
Elenco: Isadora Ribeiro, Paulo Gorgulho, Roney Fachini, Rosi Campos 

O curta, episódio do longa "Oswaldianas", utiliza de linguagem paródica e alegórica, partindo da antropofagia para chegar à mecanização do mundo moderno. 

 Resultado de imagem para O CIRCO DAS QUALIDADES HUMANAS filme

O Circo das Qualidades Humanas - 1998

Num domingo de manhã chegam à cidade de Congonhas, em Minas Gerais, Ulysses, Maria Germana, o engenheiro Eduardo e a dupla Carioca e Preto. Cada um tem seus motivos para chegar à cidade, alguns pessoais e outros profissionais. Ulysses nasceu na cidade e, vivendo uma crise de identidade, decidiu retornar para se reencontrar. Maria Germana é uma modelo que veio fazer um trabalho fotográfico, se interessando por Ulysses após vê-lo em um bar. Eduardo é um engenheiro que também veio a trabalho e se apaixona por uma mulher misteriosa chamada Helena, que encontra nas ruas da cidade. Já Carioca e Preto vieram à procura de Chicão, com quem desejam prestar um ajuste de contas. Além deles há também Bosco, um jovem que acabou de retornar para casa e ainda se recupera da dependência de drogas, que precisa ainda lidar com problemas na família, como o assédio sexual de sua irmã e o desprezo de seu pai.

Dirigido por Milton Alencar, Paulo Augusto Gomes, Geraldo Veloso e Jorge Moreno

Elenco:

  • Daniel de Oliveira.... Bosco
  • Eduardo Lago.... José Ulysses de Almeida
  • Thaís Garayp.... D. Geralda
  • Francisco Milani.... Seu Antônio
  • Stênio Garcia.... Chicão
  • Henrique Pires.... Carioca
  • Romeu Evaristo.... Preto
  • Jonas Bloch.... Eduardo da Cunha Junior
  • Elvécio Guimarães.... Jofre
  • Rogério Cardoso.... Seu Nilo
  • Cléo Carmona .... Maria Germana
  • Selma Mello .... Joyce
  • Márcia Barros .... Jussara
  • Paula Burlamaqui.... Helena
  • Maria Olívia .... Tia Prisciliana
  • Regina Bahia .... Aurentina
  • Geraldo Carrato .... Marcos
  • Carl Schumacher.... Silviano
  • Luiz Arthur .... Fábio
  • Michele Castro .... Marilene
  • Cristina Rizzo .... Janaína
  • Eduardo Peixoto .... Noca
  • Jeane Terra .... Marlene
  • Eduardo Villa .... Dudu
  • Cássia Kiss 

Resultado de imagem para adágio ao sol

Adágio ao Sol - 1996

Pouco antes da Revolução Constitucionalista de 1932, que gerou grande turbulência nos âmbitos social e político no Brasil. Neste contexto vivem Júlio (Cláudio Marzo) e Angélica (Rossana Ghessa), casados, na Fazenda Riachão, de propriedade deles.

Direção de Xavier de Oliveira

Elenco:

  • Cláudio Marzo… Júlio
  • Rossana Ghessa… Angélica
  • Marcelo Moraes… Alvaro
  • Edwin Luisi
  • Mina Olivera… Odília (como Milena Nercessian)
  • Carlos Bertholucci
  • Marília de Moraes
  • Luiz Serra
  • Josué Torres

Resultado de imagem para barrela escola de crimes 

Barrela: Escola de Crimes (1990)

Na cela, seis prisioneiros. Em cada um, suas angústias, seus passados. A relação entre eles. A disputa do poder, sexo, curra. Um garoto é preso e colocado na mesma cela, onde convive com a revolta, com a solidão, enfim, com um mundo totalmente desconhecido para ele. O que se passa antes, durante e depois de o garoto entrar no xadrez é a história desse filme inspirado em peça de Plínio Marcos, por sua vez baseada em fatos reais ocorridos numa cadeia de Santos, e que esteve proibida durante 20 anos.

Dirigido por: Marco Antônio Cury

Elenco:

  • Chico Díaz Bahia
  • Cláudio Mamberti Portuga
  • Cosme dos Santos Fumaça
  • Marcos Palmeira Tirica
  • Marcos Winter Garoto
  • Paulo César Peréio Bereco
  • Roberto Bomtempo Louco

 

 

Bela Donna (1998)

No final da década de 30, Frank chega ao vilarejo de Morro Branco, no exuberante litoral cearense, com sua jovem esposa, Donna, para trabalhar em um empreendimento petrolífero. Apesar das diferenças culturais, Donna integra-se rapidamente à paisagem e aos hábitos da região. Para Frank, no entanto, a vida no novo país é uma decepção.
Em suas andanças pela praia, Donna conhece Nô, um pescador jovem e atraente. Nô é filho de Mãe Ana, espécie de líder religiosa da comunidade, uma "força da terra", tão temida quanto respeitada.
Donna e Nô se apaixonam. Para Nô, Donna é o sonho tornado realidade e, apesar de muitas aventuras amorosas, é tomado por um sentimento até então desconhecido. Para Donna, Nô é a possibilidade de um amor mais livre e arrebatador, como a natureza que a cerca. Mãe Ana não aprova o envolvimento do filho com a estrangeira e prevê que desta ligação só poderá vir "coisa ruim".
Em uma comunidade tão pequena, o romance dos dois em pouco tempo gera comentários. O pescador Tonho aproxima-se de Frank, faz revelações a respeito de Donna e Nô, e propõe a solução do "caso" através de um matador de aluguel.
Os acontecimentos levam a um desfecho surpreendente, que deixará marcada para sempre a vida em Morro Branco.

Dirigido por: Fábio Barreto

Elenco:

  • Andrew McCarthy Frank
  • Ângelo Antônio Tonho
  • Arduíno Colassanti Comandante
  • Charles Paraventi Dr. Farina
  • Domingos Alcântara Zé Divina
  • Eduardo Moscovis 
  • Florinda Bolkan Mãe Ana
  • Guilherme Karan Silva
  • Jackson Costa Afrânio
  • Jurandir de Oliveira Juca
  • Letícia Sabatella Benta
  • Natasha Henstridge Donna
  • Odilon Wagner John
  • Rita Martins Rita
  • Sophie Ward Lidia

 

A Melhor Vingança (The Best Revenge, 1996)

Dirigido por: James Becket

Elenco:

  • Bruna Lombardi
  • Carlos Alberto Riccelli
  • Carlos Arellano
  • Christian Svensson
  • Fabian Carrillo
  • John Toles-Bey
  • Michael Woody
  • Pat Destro
  • Robert Pine

Carlos é um homem cuja vida se tornou um constante desejo de vingança após ter sua mulher torturada e assassinada durante a Guerra Civil. Anos depois, ele encontra o homem responsável pela destruição de sua vida e o captura. O homem nega e prova que na época do ocorrido estava em outro lugar. Até que ponto Carlos acredita e arrisca perder a sua chance de vingança? E até que ponto ele estará cometendo um terrível engano.

 

 

 

Renato Aragão Especial: Pedro Malasartes e a Panela Mágica (1998)

 Elenco:

Ary Fontoura, Adriana Esteves, Dirce Migliaccio, Emiliano Queiroz, Giovanna Gold, Lúcia Alves, Mario Faini, Nuno Leal Maia, Oscar Magrini, Paulo Betti, Roberto Guilherme e Sílvia Pfeifer. 

Resultado de imagem para Inspetor Faustão e O Mallandro

Inspetor Faustão e o Mallandro (1991)

O feirante Fausto Silva é transformado no Inspetor Faustão e lhe é dada a missão de salvar um casal de codornas do Pantanal roubadas por um contrabandista de animais em extinção. Além das muitas confusões ele ainda tem de lidar com seus assistentes: o sobrinho Faustinho (Caique Benigno), um inveterado comilão, e o desastrado Mallandro (Sergio Mallandro), que sonha em ser cantor.

Dirigido por Mário Márcio Bandarra

Elenco:

  • Fausto Silva - Inspetor Faustão
  • Sérgio Mallandro - Mallandro
  • Luiza Tomé - Lucinha
  • Chiquinho Brandão - Budum
  • Costinha - Superintendente
  • Caíque Benigno - Faustinho
  • Cláudia Alencar - Sandrona
  • Cláudio Mamberti - Tom Cru
  • Paolla Bettega - Amélia
  • Sidney Magal - ele mesmo
  • Wando - ele mesmo
  • Paulo César Pereio - Deus (voz)
  • Patricia Marx - ela mesma
  • Sandra de Sá - ela mesma
  • Sylvinho Blau Blau - ele mesmo
  • Adriana Esteves - a cantora

 

Imagem relacionada

O Monge e a Filha do Carrasco - 1996

Numa cidade indefinida, por volta do ano de 1700, a jovem Benedicta (Karina Barum) é estigmatizada pela comunidade por ser filha do carrasco local. O recém-chegado monge Ambrosius (Murilo Benício) se compadece da moça ao mesmo tempo em que se deixa sensibilizar por sua beleza e solidariedade. Seu interesse por ela desencadeia o ciúme de Rochus (Paul Dillon), filho de um poderoso da cidade, e um conflito entre a paixão e a compaixão, o compromisso clerical e o chamado do prazer.

Dirigido por Walter Lima Júnior

Elenco:

  • Patrícia Pillar
  • Murilo Benício
  • Karina Barum
  • José Lewgoy
  • Rubens de Falco
  • Eduardo Conde
  • Flávio São Thiago
  • Charles Paraventi
  • Maria Gladys

Resultado de imagem para o judeu filme

O Judeu - 1995

O artista Antônio José da Silva, carioca de nascimento e de origem judaica, foi considerado o mais célebre autor teatral de Portugal do século XVIII. Após o seu julgamento e de sua família pelo Tribunal do Santo Ofício, em Lisboa, Antônio José (Felipe Pinheiro) torna-se estudante da prestigiada Universidade de Coimbra, se casa com uma cristã-nova, Leonor Maria de Carvalho (Cristina Aché), e cada vez mais faz sucesso com suas comédias. Só que sua prima Brites Eugénia (Fernanda Torres) os denúncia de heresia para as autoridades eclesiástas.

Dirigido por Jom Tob Azulay

Elenco:

  • Felipe Pinheiro - António José da Silva
  • Dina Sfat – Lourença Coutinho
  • Mário Viegas – D. João V
  • Cristina Aché – Leonor
  • Edwin Luisi – Alexandre de Gusmão
  • Fernanda Torres – Brites
  • José Neto – D. Marcos
  • Ruy de Carvalho – Padre Pantoja
  • Sinde Filipe – Marquês do Alegrete
  • Santos Manuel – Professor
  • Rogério Paulo – Promotor do Santo Ofício
  • António Anjos – Secretário de D. Nuno
  • Sérgio Godinho – António Teixiera
  • Fernando Curado Ribeiro – Bispo D. Teotónio
  • Ruth Escobar – Rainha D. Maria
  • Cândido Ferreira - Padre no bar

 

Simião Martiniano, O Camelô Do Cinema (1998)

Nascido em 1932, em Alagoas, Simião Martiniano dirigiu nove longas-metragens, utilizando diversos formatos (Super 8, VHS e câmeras digitais).

Além de cineasta, também era comerciante informal o que lhe rendeu o apelido “O Camelô do Cinema”, título do curta-metragem realizado por Clara Angélica e Hilton Lacerda sobre o cineasta.

Os filmes produzidos por Simião traziam elementos das artes marciais, da comédia e do bangue-bangue. Além de dirigir, Simião costumava atuar em seus filmes e em obras de outros realizadores, como no Homem da Mata, de Antônio Carrilho.

Seu último trabalho foi na série de TV “Simião Remake”, inspirada em suas obras anteriores.

 

Resultado de imagem para o mandarim filmeResultado de imagem para o mandarim filme

O Mandarim (1995)

Biografia fragmentada e muito particular do cantor Mário Reis, conhecido nos anos 30 por sua voz frágil e 
pela vida misteriosa, que daria início à modernidade na música popular brasileira ao romper com a tradição 
operística de cantores como Francisco Alves e introduziria um estilo intimista e coloquial de cantar, tido 
por isso como o precursor da bossa nova.

Direção: Júlio Bressane

ELENCO

Fernando Eiras
Giulia Gam
Gal Costa
Gilberto Gil
Chico Buarque de Hollanda
Edu Lobo
Caetano Veloso
Renata Sorrah
Drica Moraes

COMO SER SOLTEIRO (1997) / MINHATECA

Direção: Rosane Svartman

Elenco: Cássia Garcia, Ernesto Piccolo, Heitor Martinez, Rodrigo Santoro, Rosana Garcia

Na Zona Sul do Rio de Janeiro, um jornalista com problemas para se aproximar de mulheres é orientado por um amigo, um típico garotão de praia, que costuma se dar bem com o sexo oposto. Assim conhece uma jovem tão solitária quando ele, "rola um clima" e os dois vão para a cama. Porém, seu orientador o aconselha a desaparecer por duas semanas e procurar outras mulheres. A jovem fica na maior fossa e acaba indo transar exatamente com o guru sexual do jornalista, que por sua vez tinha namorado a melhor amiga dela. Depois de tudo isto a confusão está formada.

 

 

O CANGACEIRO (1997) / Minhateca

Dirigido por Aníbal Massaini Neto.

Elenco:

  • Paulo Gorgulho .... Galdino
  • Alexandre Paternost .... Teodoro
  • Luíza Thomé .... Maria Bonita
  • Ingra Liberato .... Olívia
  • Otávio Augusto .... Coronel Aniceto
  • Jece Valadão .... Joca Leitão
  • Joffre Soares .... Tico velho
  • Othon Bastos .... Raimundo
  • Aldo Bueno .... Zé Macaco
  • Roberto Bomtempo
  • Jonas Mello .... diretor do presídio
  • Dominguinhos .... Zé Domingues
  • Cláudio Mamberti .... padre
  • Paulo Borges .... Labareda
  • João Ferreira .... Quirino
  • Nilza Monteiro .... filha de Quirino
  • Tom do Cajueiro .... Tico jovem
  • Agnaldo Lopes
  • Kristhel Byancco
  • Lamartine Ferreira .... Feitiço
  • Moisés Neto .... repórter

Rodado inteiramente no Nordeste do Brasil, uma refilmagem de O Cangaceiro, produção da Companhia Cinematográfica Vera Cruzde 1953.

O filme narra a história dos cangaceiros liderados pelo Capitão Galdino (Paulo Gorgulho) e sua mulher, saqueando cidades e espalhando medo.

O cantor e compositor Dominguinhos participa da produção, cantando os sucessos de Zé do Norte que fizeram parte da primeira versão. Também foram trazidos para o remake o mesmo diretor de arte (Carybé) e de maquiagem (Victor Merinow).